
A importância do registro está na segurança de que a Marca é sua e tem garantia jurídica perante o Estado, pois a Marca não é apenas a imagem de seu projeto ou negócio, mas também é sua propriedade e tem valor econômico que deve ser protegido da maneira correta.
Registrar uma marca perante o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) é a única forma de protegê-la legalmente contra possíveis copiadores e concorrentes que encontrando-a desprotegida, podem utilizar de uma marca sem registro para impedir que o dono continue usando-a, ou mesmo faça o registro para tentar vende-lo a terceiro.
Quando realizado o registro da Marca da maneira correta, o proprietário torna-se detentor desta para uso exclusivo em todo o território nacional e pode ser estendido para mais 137 países no seu ramo de atividade econômica, caso o sucesso do seu empreendimento alcance o nível internacional.
Em todos os casos, o registro da Marca é sempre um investimento, pois as implicações do registro trarão segurança e confiabilidade no seu projeto desde o início da caminhada, seja com uma nova Marca ou com atualizações de projetos já em andamento.
